As vezes amigos e conhecidos me perguntam sobre quanto tempo seria ideal para conhecer Berlim, ou ainda sobre quais lugares deveriam visitar. Eu não sei se teria uma resposta definitiva para essas perguntas, mas mesmo assim resolvi fazer uma lista com 10 lugares totalmente gratuitos que todo turista deveria conhecer quando estivesse visitando Berlim pela primeira vez. Alguns desses lugares eu só conheci depois de vir morar aqui, então espero que essa lista ajude e inspire a organizar sua viagem para a capital da Alemanha
1-Portão de Brandemburgo
Esse é o ícone da cidade e talvez até da Alemanha. O portão de Brandeburgo está ali magnânimo, assistindo a todos os capítulos da historia alema firme e forte. Sobreviveu a tantas guerras, a um sequestro de sua quadriga pelo Napoleão, ficou na faixa da morte durante os anos de Muro de Berlim, e hoje é um dos pontos principais da cidade. Nem pense em visitar Berlim e não conhecer de pertinho o Brandenburger Tor. Imperdível mesmo!
2- Ilha dos Museus
Como o próprio nome diz, se trata de uma ilha bem no centro da cidade, banhada pelo rio Spree, que conta com diversos dos principais museus de Berlim, além de ser o local da belíssima catedral, a Berliner Dom. Andar pela ilha é gratuito e vale muito a pena conhecer, os museus e a catedral tem entrada paga com ingressos, ou no primeiro domingo de cada mês voce pode tentar a sorte nas filas e usufruir do Museumssonntag, que dá ingresso gratuito a diversos museus de Berlim. Na ilha também está localizado o Humboldt Forum, uma reconstrução do que foi o antigo Palácio de Berlim, casa de imperadores prussianos que foi bombardeado na Segunda Guerra, e sob o comando dos soviéticos foi demolido para dar local ao Palast der Republik, que foi também demolido logo após a reunificação da Alemanha.
3- Reichstag, o parlamento Alemao
Este importante edifício governamental também passou por poucas e boas ao longo dos anos, foi incendiado e bombardeado, mas com a reunificação alemã ele ganhou vida nova com uma restauração e uma nova cúpula de vidro, projeto do arquiteto Norman Foster. A visita por dentro da cúpula é gratuita, e só precisa agendar pelo site deles. vale muito a pena conhecer este local importantíssimo.
4 – Alexanderplatz
Esta praça fica bem no centro da cidade, e ali está localizada a famosa Torre de TV, um ícone da paisagem da cidade. Durante os anos de divisão de Berlim, a praça ficou do lado soviético, e para mostrar a sua grandeza e poderio, eles construíram ali a gigantesca torre de TV, que ornamenta Berlim até os dias de hoje. Além dela, tem diversos prédios de estilo soviéticos da mesma época, um forte comercio no local com muitas lojas e gastronomia, além de uma das mais movimentadas estações de trens da cidade
5- Monumento as vitimas do holocausto
Sei que nem todos gostam de visitar memoriais, mas se tratando de Alemanha, acho importantíssimo visitar locais que nos fazem perceber os horrores que aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial. E este memorial é um deles, pois nos causa diversas sensações com sua arquitetura tao única: um quarteirão cheio de cubos de concreto que simbolizam túmulos de todos os judeus mortos pelo holocausto. A entrada é gratuita, e no subsolo tem uma exposição bem interessante bastante forte.
6 – East Side Gallery
falar de Berlim e não citar o seu infame Muro é quase impossível. E seria o mesmo se voce viesse visitar Berlim e não conhece nem ao menos um trechinho do que foi o desgraçado muro que dividiu a cidade por quase 30 anos. A East Side gallery é o local com o maior trecho original do que foi o muro de Berlim, e logo após a queda dele, este trecho se tornou tela em branco para diversos artistas que decidiram deixar marcado ali sua arte. Hoje ele conta com cerca de 2km de extensão, e as artes originais dos anos 90 são restauradas de tempos em tempos para que possamos conhece-las de perto. Alem de ser gratuito, ele está sempre aberto a visitação, fica na beira do rio Spree e tem um parque bacana para contemplar a vista da cidade.
7 – Topografia do terror
Falar do muro de Berlim e nao entender tudo que originou isso nao faz sentido. A Alemanha só foi dividia por consequencias do fim da segunda guerra, e é preciso entender tudo o que aconteceu até desencadear a guerra. Neste local temos uma exposiçao completissima sobre toda a ascençao do regime nacional socialista, ec omo eles fizeram todo o terror que fizeram. O terreno foi local do QG da gestapo, a policia secreta nazista. A visita é gratuita e vale uito a pena.
8 – Igreja memorial
Talvez ler este post fique cansativo de ver tantos locais que nos lembrem a guerra, mas é justamente esse o intuito desses memoriais: fazer com que as pessoas nunca esqueçam. E a igreja Kaiser Willhem é mais um exemplo disso, ela foi bombardeada e parcialmente destruída na segunda guerra, mas decidiram deixa-la assim, meio quebrada e em ruínas para que as pessoas sempre lembrem desses acontecimentos tao trágicos, e que não se repitam. Ela tem uma parte toda nova onde acontecem os rituais e apresentações de musicas, mas a parte da antiga igreja é um pequeno museu que voce pode (e deve) visitar gratuitamente.
9 – Aeroporto Tempelhof
Este nao é mais um aeroporto qualquer. O que foi o principal aeroporto da Alemanha, obra de construçao do regime nazista dos anos 1930, hoje é um centro de convencóes e a pista virou um enrome parque publico. Andar pela pista de aviao, fazer um picnic no gramado, ver gente andando de skate, patins, soltando pipaos no patio por onde passou tantas aeronaves, certamente é uma experiencia unica. O parque é aberto ao publico diariamente e é totalmente gratuito.
10 – Estação central de Berlim, a Hauptbahnhof
Escolhi este local para a lista pois talvez eu seja uma pessoa muito impressionada com trens e a grandiosidade que uma estação ferroviária pode ter. Lá são 5 andares de plataformas, com todos os tipos de trens passando, varias lojas e restaurantes, pessoas das mais variadas nacionalidades. Tenho certeza que voce vai ficar impressionado ao visitar a Hauptbahnhof de Berlim pela primeira vez.
Eu também gravei essas dicas em forma de video, se quiser assistir deixo aqui embaixo o link.