Guten Tag Leute!
Como já falei antes, na semana passada fui conhecer duas cidades da Áustria e comecei por Salzburg, cidade Natal do Mozart.
Fomos de trem até lá, viagem cansativa mas com uma recompensa muito boa, pois a cidade é um charme só!
A estação principal de trens, hauptbahnhof, não fica muito perto do centro da cidade, e ao resolver ir a pé até nosso hotel, caminhamos por ruas muito escuras e vazias ( para um inicio de noite de quinta feira parecia estranho) o que nos causou uma primeira impressão meio ruim.
Mas quando fomos caminhar em direção ao centro histórico, a cidade já nos deixou com uma ótima impressão, com seus belos edifícios históricos muito bem cuidados e preservados e ruas muito limpas.
Andar pelo centro de Salzburg também me lembrou muito o centro histórico de Praga, tanto pelas mesmas características dos edifícios quanto pela limpeza e manutenção de tudo.
O tempo estava uma bosta, pois só chovia sem parar e ventava bastante, mas nada disso tirou a alegria de conhecer essa lindíssima cidade.
Fomos na casa onde Mozart nasceu, que recém tinha sido reaberta após um tempo de reformas, e digo que não valeu nada a pena, pois custa caro pra entrar (10 euros e 8,50 pra estudantes) e só tem uma exposição de quadros que provavelmente seriam do musico (quase nenhum quadro era confirmado que fosse retrato dele), uma sala com dois pianos dele e só. Nenhuma partitura, nenhum mobiliário da época, nada. Só visite a casa se você realmente é muuuuuito fã dele ou estiver fazendo alguma pesquisa a respeito. No mais, dinheiro posto fora.
Coisa que não aconteceu ao pagar uns 3 euros pra subir no elevador do morro onde fica o museu de arte moderna (Museum der Moderne) e onde tem uma vista espetacular da cidade toda, mesmo com tempo ruim vale a pena subir!
Caminhando mais pelo centro histórico, passamos por uma rua totalmente comercial bem peculiar: as casas eram todas antigas, bem cuidadas e a sinalização visual das lojas eram padronizadas num estilo meio antigo, não poluindo tanto a vista com banners e luminosos piscantes e criando algumas logomarcas bem curiosas, como a do McDonalds.
Entramos na catedral de Salzburg, que por fora é bem sem sal mas o interior é muito lindo e diferente de muita igreja que ja entrei, não sei se existe um estilo próprio dela(tinha muito detalhe de muitos outros estilos), mas era muito impressionante. Entrada “gratuita” mas uma doação era exigida na saída.
E o ponto alto da viagem, com certeza foi subir no morro da Fortaleza de Hohensalzburg, do século 11. Além da vista espetacularmente espetacular(mesmo com tempo encoberto), a fortaleza é bem bacana de se visitar, por causa de sua ampla exposição sobre objetos, vestimentas, armamentos e tudo relacionado às guerras que a Áustria ja passou e a arquitetura de um forte que é bem interessante de se conhecer. Para subir existe o caminho a pé que eu até faria se não tivesse chovendo, mas também tem um bondinho, que foi reformado em 2011 mas existe há mais de um século.
chegando no forte |
vista pros Alpes e pra outra parte da cidade |
o Salão Principal, feito para o Arquebispo da época |
riqueza de detalhes |
Para aqueles que leram até aqui, obrigada pela paciência e audiência! Salzburgo é mesmo muuuuito linda e encantadora, na primavera ou verão deve ser mais ainda. Recomendo sim!
Próxima parada, Viena!
Estou cada vez mais maravilhado com a minha filha Graziella G O R D A Granata … escreve muito bem …de forma clara, precisa, didática e sucinta como os melhores textos de matéria jornalística em turismo … sem divagar e sem lero-lero … vai ao cerne da questão em todos os aspectos …. Mas, como sou teu pai, já um tanto caduco, não entendi a falta de sal do lado de fora da Catedral de Salzburg … e pelo jeito, deve ser bem condimentada por dentro …… Como está tua SAÚDE ? P A P A I
Grazi,eu amei Viena,não deixa de ir ver as telas do Klimt,O Beijo está exposto lá,esqueci o nome do museu,mas vale muito a visita..Bjs!!!
Oi Graziella! Cheguei ao seu blog através do da Jade e de cara já gostei! Eu já estive em Salzburg, mas só para passar a noite, e não considero que conheci a cidade porque de fato não conheci! Fiquei encantada com suas fotos e seu post, e agora tenho mais certeza ainda de que quero voltar lá (antes o sonho era pra fazer o tour da Noviça Rebelde haha).
beijos
Confesso publicamente que ler seu blog faz eu me sentir como se estivesse viajando (e conhecendo) esses lugares lindos com você. Mas também devo confessar que no começo do post quando você falou sobre Mozart eu me empolguei porque afinal, todo mundo já ouviu falar dele , mas me decepcionei um pouco quando você disse que não tinha tantas coisas sobre ele na casa . Que estranho né? Mas em compensação o restante do post foi muito legal, sem falar nas fotos, eu amo suas fotos! Cada uma linda!! Bjs Grazi.
Com certeza Edgar… Graziella escreve muito bem… Sem firulas… E com boas observações.
Muito obrigada meus queridos! Saudades dos dois! Beijos
Ah que legal! Obrigada pela visita!
Também fiquei com vontade de fazer o tour da noviça rebelde, mas não deu tempo. Vai ficar pra próxima!
Pois é Lana, me decepcionei com a casa do Mozart, principalmente porque tudo na cidade gira em torno dele, tudo mesmo! Mas foi só a casa que me decepcionou, a cidade é encantadora!