É fácil ser vegetariano na Alemanha?

Há tempos que quero falar sobre esse assunto aqui no blog, e como semana passada um amigo la da Unisinos me pediu uma foto especial, resolvi escrever sobre como é ser vegetariano aqui na Alemanha. Sei que sou leiga no assunto, não sou vegetariana e reafirmo isso antes que alguém venha a me julgar errado.
Antes de chegar aqui, todo mundo me falava que eu moraria no país da cerveja e linguiça, que viveria de carne de porco e chucrute, mas obviamente não só isso. Além de ter tudo quanto é tipo de wursts aqui, os vegetarianos se dão muito bem, pois não existe aquele tratamento diferenciado como eu vejo acontecer no Brasil e a gama de opções é muito ampla para aqueles que optam por não comer derivados animais.

Fazendo compras no supermercado já podemos perceber a diferença gritante, pois por todos os lados estão os produtos vegetarianos misturados com todos os outros produtos “normais”, e não separados em prateleiras especiais como já vi no Brasil.

Olha a currywurst ali com os produtos veggie!

Também é possivel encontrar a versão veggie dos hamburguers das redes mais famosas de fast food, como Burger King e McDonalds, algo totalmente novo pra mim.

(foto by google)

Mas o mais curioso e novo foi ver o menu do RU da faculdade, claramente separado entre vegetariano e não vegetariano, o que acho ótimo!

O nosso RU que se chama Mensa

Na maioria dos bares e restaurantes também é bem fácil encontrar várias opções vegetarianas de verdade no menu, e não somente um prato de alface e tomate como muito ignorante pensa ser um prato vegetariano.
E pelo pouco que entendo do assunto, a diferença entre vegetariano e vegano é que este último abdica de todos os produtos, alimentícios ou não, de origem animal, o que pode confundir um pouco na hora de comprar algo que chamarão de veggie e isto conter leite de vaca, por exemplo, ou ovos de galinha, mas sem carnes.
Mas de um modo geral, a Alemanha está muito mais evoluída neste assunto que nosso país e os veganos e vegetarianos tem muuuuita opção boa e barata aqui. Até porque carnes em geral aqui custam muito caro, o que me obrigou a procurar substitutos para a proteina nas minhas refeições.
Espero que tenha sido útil o post!

Palavra nova do dia (me inspirei na Luana)

 Vegetarisch = vegetariano

12 Replies to “É fácil ser vegetariano na Alemanha?”

  1. Voce eh vegetariana? Eu já fui, quando criança… cresci numa comunidade meio hippie (na verdade era mais uma seita maluca, mas isso assusta as pessoas, então eu falo que era hippie… haha)

    Eh realmente excelente que existam opcoes para quem nao come carne, bem como para quem nao come tambem nada de origem animal… Aqui na usina tem sempre um prato vegetariano a escolha…

    Confesso que eu gosto muito de carne, mas as vezes eu como coisas vegetarianas sim…

  2. Oi Graziella, tudo bem? Li todas as postagens do seu blog e fiquei encantada com o seu jeito simples de falar. Também me encantei com uma Alemanha que eu nem sabia existir, pois, na minha cabecinha, a Alemanha era um país muuuuuito chique, rico e moderno, repleto de cultura e histórias tristes ( me refiro às guerras ). Sou louca por história medieval e foi justamente por isso que gostei do seu blog, pois ele me mostrou esse lado medieval da Alemanha que eu não conhecia. Amei né?! Gostaria de te fazer um pedido: continue blogando mesmo quando voltar ao Brasil, mesmo quando as suas aulas terminarem. Quero continuar acompanhando sua trajetória que, ao que me parece, será cheia de conquistas. Ah, me diverti muito com a história da perna da cama viu? Rs… Tudo de bom prá você! Bjs Lana

  3. Oi Lana! Poxa, fiquei tão contente com tua mensagem, que bom que gostou do blog, isso me motiva a continuar escrevendo mesmo depois de retornar ao Brasil e a sempre buscar assunto novo. Muito obrigada e tudo de bom também! beijo

  4. E a oferta de outras carnes (além da de porco), como é? Eu quero muito conhecer a Alemanha, mas sou alérgica ao pobre do suíno e fico com medo de passar mal por ter comido esse tipo de carne sem perceber (coisa que aconteceu aqui no BR mais de uma vez).

  5. Oi, Graziella
    Tudo bem?
    Na Alemanha é realmente muito mais fácil seguir uma alimentação fora do padrão "carne todos os dias". Acho bacana também ver a variedade de produtos especiais para pessoas que têm problemas com lactose, glúten, entre outros.
    Parabéns pelo blog 🙂
    Um grande abraço,
    Lu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *