Sabiam que existe uma pessoa idolatrada por ter aplicado um grande golpe em Berlim? Agora vou te contar a história de um sapateiro prussiano e como ele se tornou tão famoso no bairro como o Hauptmann de Kopenick.
O Golpe de Köpenick:
No dia 16 de outubro de 1906, um audacioso homem chamado Wilhelm Voigt bolou um plano para realizar um grande assalto. Ele não imaginava que esse crime o faria tão famoso até os dias de hoje.
Ele conseguiu montar uniforme de capitão do exército prussiano, um Hauptmann com peças compradas em diferentes lugares. Vestido com a farda, enganou um grupo de soldados que faziam exercícios no atual bairro de Wedding, noroeste da cidade, convencendo que ele estava sem carruagem e precisava de uma escolta até a cidade de Köpenick. O grupo o acompanhou de trem urbano e fizeram uma parada no bairro de Rummelsburg onde Willhelm comprou cerveja para todos. Chegando na estação de Kopenick, ele deu um marco para cada soldado almoçar na estação. Depois do almoço, eles marcharam até a prefeitura (Rathaus) da então cidade independente de Köpenick (somente nos anos 1920 que se tornou bairro de Berlim). Voigt ocupou o prédio com sua tropa, trancaram todas as saídas e impediu qualquer circulação pelos corredores. Ele então deu ordem de prisão ao Prefeito “em nome de sua Majestade”, o trancou em seu escritório e mandou o contador confiscar o estoque do tesouro da cidade.
O Espólio:
O falso capitão levou consigo um saco de dinheiro contendo 3.557,45 marcos, o equivalente a 26mil Euros hoje, mas há relatos que a quantia pode ter sido muito maior beirando os milhões. Após finalizar o ato, ele deu ordens aos seus soldados para manter a prefeitura fechada por mais meia hora. Caminhou até a estação de Köpenick onde pegou um trem rumo a Berlim e desapareceu. Pessoas encontraram o uniforme dias depois no bairro de Tempelhof. Ele foi preso durante o café da manhã dez dias depois do assalto. Um ex companheiro de cela (sim, ele já havia ficha criminal por outros roubos) que sabia dos audaciosos planos de Voigt denunciou para a polícia em troca de uma recompensa.
A Prisão e o Perdão:
Wilhelm Voigt foi condenado a quatro anos de prisao por fraude, uso não autorizado de fardamento, crimes contra a ordem pública, privação de liberdade e falsificação de documentos. O imperador da Prússia Guilherme II achou a história de Voigt muito genial e resolveu perdoá-lo por tanta ousadia. Ele foi liberado mais cedo da prisão, se tornando famoso pela história do audacioso golpe.
Dias depois da sua saída da prisão, ele viu a inauguração de sua imagem no museu de cera de Berlim. A história também virou peça de teatro, com adaptação para o cinema. Ele viajou por toda a Alemanha se apresentando em circos, vestido como o Hauptmann de Köpenick.
Em 1910 ele conseguiu um passaporte Luxemburguês, se mudou para o país onde teve uma vida sossegada até sua morte em 1922.
Hoje em dia podemos encontrar a figura dele por várias ruas do bairro, e na entrada da Rathaus existe uma estátua em sua homenagem. Eu faço questão de tirar fotos apertando a mão do que hoje já chamo carinhosamente de meu amigo golpista de Köpenick.
Para saber mais detalhes de toda a historia dele, confere este artigo do Wikipedia.
Também tenho alguns videos sobre ele no meu canal, e um destaque dos stories só com minha coleçao de fotos com o amigo golpista no meu instagram.