Em Berlim a gente encontra um bairro chamado Hansaviertel, que foi totalmente destruido em bombardeios na segunda guerra e é uma região que desempenhou um papel significativo na redefinição da cidade após a Segunda Guerra Mundial, abrigando a Interbau 57 e a notável contribuição do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
A Interbau 57, ou International Building Exhibition 1957, foi um evento icônico que desempenhou um papel crucial na recriação do Hansaviertel e no desenvolvimento da arquitetura moderna. Esta exposição transformou Hansaviertel em uma vitrine para o pensamento arquitetônico inovador. Ao invés de simplesmente reconstruir o bairro de acordo com seu antigo estilo pré-guerra, os arquitetos da Interbau 57 optaram por adotar um enfoque modernista radical. O Hansaviertel foi revitalizado com edifícios inovadores, projetados por arquitetos renomados, resultando em um bairro repleto de prédios modernistas que desafiavam as convenções tradicionais da arquitetura.
Edificio de Walter Gropius |
Entre tantos nomes famosos da arquitetura mundial, como Walter Gropius, Alvar Aalto e Le Corbusier (leia aqui o artigo que falo sobre o predio do arquiteto na Interbau) podemos encontrar um edificio do nosso querido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Ele projetou um edificio residencial com toda suas caracteristicas que encontramos em diversos outros projetos, principalmente no plano piloto de Brasilia, como o térreo livre elevado em pilotis, janelas em fitas, entradas individuas nos blocos de apartamento, entre outros.
edificio residencial de Oscar Niemeyer |
Importante também salientar que um dos principais intuitos da Interbau foi criar um contraponto a nova arquitetura sovietica que estava sendo construida na Berlim Oriental, (o bairro de Hansaviertel ficava na antiga Berlim Ocidental), com seus famosos blocos residenciais em Plattenbau, avenidas largas e muita negação ao movimento moderno do ocidente.
Fiquem com o video que fiz passeando pelas ruas do bairro e conhecendo as obras da Interbau de 57.