Há tempos que quero escrever sobre algumas obras arquitetônicas interessantes que visitei e hoje bateu a inspiração finalmente.
Então hoje o tema será Desconstrutivismo!
Um resuminho legal que tem no Wikipedia sobre o que é isso diz que “desconstrutivismo é uma linha de produção arquitetônica pós-moderna do final dos anos 80, caracterizada pela fragmentação, pelo desenho não linear, pelas formas não retilíneas…e a aparência visual final dos edifícios caracteriza-se por um caos controlado e por uma estimulante imprevisibilidade” (segundo o Wikipedia, citação de Emily N. Beck, no livro Thinking outside the box.
Enfim, não vou encher o saco falando de mil coisas sobre teorias arquitetônicas e vou direto aos exemplos que visitei ao vivo. Duas obras do escritório austríaco exemplo dessa linhagem arquitetônica Coop Himmelb(l)au que visitei aqui na Alemanha:
BMW Welt, München
Uma concessionária da BMW em Munique, que é uma espécie de museu e show-room e etc.
Tem até uma pista de testes no interior do prédio, no segundo pavimento. Gostei muito da atmosfera que tinha lá, por dentro e por fora, e o mais legal é a liberdade que te dão para andar tranquilamente pelo prédio, entrando em alguns carros, tirando fotos, sentar no café, te mostrar como funciona o carro mesmo que esteja escrito na tua cara que tu é um pobre miserável que não vai comprar nada la. Demais! Entro numa loja de maquiagens da MAC no Iguatemi em Porto Alegre e só falta me expulsarem de lá pelo tipo de roupa que uso, tamanha era a falta de educação e péssimo atendimento.
a mini pista de testes |
UFA – Palast, Dresden
Um cinema de uma grande rede alemã na cidade de Dresden, não achei necessariamente bonito, mas acredito que ele mereça um destaque pelo efeito que causa. Esse não pude visitar o interior, mas consegui fotos no site do escritório.
Neve acumulando pelos cantos |
mais neve |
foto retirada do site dos arquitetos |
foto retirada do site dos arquitetos |
Se gostarem (ou também se não gostarem), continuarei a fazer as resenhas dos edifícios bacanas que visitei. Aula de arquitetura ao vivo e a cores não é qualquer dia!
Caramba !!! Esses prédios são muito modernos e chiques, parece cenário de filme futurista, muito legal !
Puxa,me senti no futuro..adoro essas linhas,é tudo tão MODERNO,não que eu não goste dos estilos clássicos,antigos,mas essas linhas sinuosas tb encantam,né?
Bem futurista mesmo, e isso que não são prédios tão novos assim.
Interessante como a Alemanha sabe mesclar a arquitetura contemporânea e antiga tão bem né? Preciso conhecer esses predios ainda… passei por köln, aachen e monschau, só tradicionalismo alemão… vamos ver o que me espera em março! =)
Feliz ano novo!!!