Nas minhas andanças pela Alemanha e arredores, eu sempre busquei conhecer lugares importantes e interessantes do ponto de vista arquitetônico.
E hoje quero falar um pouco sobre as obras do arquiteto Frank Gehry que conheci, ao todo três. Uma vez li um livro sobre as obras deles que tinha uma frase onde ele dizia que a intenção dele ao fazer esses projetos malucos era de fazer a pessoa notar aquele objeto como qualquer coisa antes de notar que aquilo era arquitetura. Acho que ele conseguiu fazer isso sim. Se é bonito ou funcional, isso é outra história.
Museu MARTa Herford
Este museu fica na cidade de Herford, pertinho de onde morei (Detmold) e foi a primeira obra do Gehry que visitei. Foi inaugurado em 2005.
The new Zollhof
Na cidade de Düsseldorf fica este complexo de edifícios no cais do rio Reno. É um conjunto de 3 diferentes edifícios que foram inaugurados em 1998 e pertencem ao Centro de Artes e Mídia de Düsseldorf.
The Dancing House
Este edifício fica em Praga, e também já foi chamado de Fred (Astaire) e Ginger (Rogers), em alusão ao casal de dançarinos famosos de hollywood. O prédio abriga uma companhia de seguros, e foi inaugurado em 1996.
foto do google. aqui dá pra ver melhor o contexto no qual o edificio está inserido. tirem suas próprias conclusões 😉 |
fazer turismo dia de chuva é um pouco chato |
Gostando ou não das obras dele, uma coisa é indiscutível: chamam a atenção e são muito ousadas.
Oi Grazi! Legal seu post. Como vc disse, a arquitetura do Gehry certamente nos faz pensar! Eu gosto de viajar e ver, tirar fotos, ficar admirada por minutos frente à ousadia desse arquiteto. Como arquiteta, confesso, faço coisas muito mais simples e minimalistas. Não gostaria, por exemplo, de passar todos os dias por uma obra dele, acho que ia acabar batendo o carro! kkk…O caos eu prefiro como obra de arte, de preferência fora da minha rotina 🙂 Mas falar de arte e arquitetura é sempre bom, nos faz pensar mais e mais! Bjs
Ousadas mesmo e isso dá um charme a mais . Muito bonito de se ver !
Eu fui a Praga 2 vezes,não consigo imaginar esse tipo de arquitetura lá..não sei se gosto,mas como vc disse,chamam a atenção…