Desde que soube que eu iria me mudar para Berlim, já comecei a me preparar para fazer a mudança completa, ou seja, trazer meus dois gatos juntos. Afinal, eles são membros da familia, meus filhos, e não poderia deixa-los para trás.
Fazer uma mudança já é algo bastante estressante, e trazer seus bichinhos de estimação pode ser ainda mais complicado, mas acredite: dá para fazer!
Eis aqui o passo a passo que precisei fazer e ainda está em vigor para o transporte de cães e gatos do Brasil para a União Europeia:
PASSO 1 – MICROCHIP – precisa instalar um microchip com seu veterinário, pois ele que vai identificar o seu animal em caso de perda e também por ser obrigatório na UE.
PASSO 2 – VACINA ANTIRRABICA – a raiva ainda não foi erradicada no Brasil, por isso a União Europeia exige que nossos animais sejam devidamente imunizados.
PASSO 3 – SOROLOGIA – é o exame que vai comprovar se o seu animal está imunizado contra a raiva. deve ser feito no mínimo 30 dias após a vacina.
PASSO 4 – EMISSAO DO CVI – é o documento da ANVISA que atesta que seu animal está apto para a viagem. Só pode ser emitido após 3 meses da coleta da sorologia e em até 10 dias antes da viagem. Confira a atualizaçao dos documentos exigidos no momento no site da VIGIAGRO https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao/sair-do-brasil
PASSO 5 – A VIAGEM – Prepare tudo para a viagem, confira com a companhia aérea quais as regras que eles exigem, se o seu animal vai na cabine ou no porão, se precisa de algum cuidado especial, etc. Cada companhia tem algumas exigências diferentes, então sempre confira tudo com eles.
Este é apenas um resumo, veja o video onde falo com mais detalhes sobre como foi todo o processo de trazer meus dois gatos para a Alemanha em 2022.