No final de novembro visitei pela segunda vez a lindissima cidade de Dresden, capital do estado alemao da Saxonia. Novamente fui num periodo frio, mas mesmo com muita neve e temperaturas congelantes, pude aproveitar bastante, principalmente para visitar o famoso mercado de Natal Striezelmarkt.
Dresden é conhecida como a Florença do rio Elba, comparando a cidade alemã com a cidade italiana na toscana, principalmente por sua arquitetura barroca majestosa influenciada pelos italianos, que se tornou um estilo próprio chamado de Barroco de Dresden ou Barroco Saxâo.
A cidade foi quase destruida com os bombardeios dos aliados no fim da segunda guerra, e é impressionante ver como conseguiram restaurar quase todos dos principais edificios monumentais, e um desses é a Frauenkirche, ou igreja de Nossa Senhora, é uma igreja luterana construida em 1743 que foi destruida nos bombardeios de dresden no fim da segunda guerra. Durante os anos de dominio sovietico, a igreja permaneceu em ruinas, até que foi reconstruida após a reunificaçao da Alemanha, num super projeto moderno de mapeamento das ruinas para serem utilizadas novamente com o projeto original do seculo 18 atualizados com tecnologias novas. A igreja foi reinaugurada em 2005.
O mercado de Natal Striezelmarkt começou em 1434 como uma feira de carnes que acontecia em um dia na semana véspera do Natal para escolher o assado da ceia natalina, e foi crescendo aos poucos com mais mercadorias para vender, o que foi dando mais fama e atraindo mais publico, fazendo com que a duraçao da feira aumentasse com o passar dos anos. Hoje em dia ele começa na quarta feira anterior ao primeiro domingo do advento, conta com mais de 200 barracas e recebe em media 2 milhoes de visitantes por ano. A gente encontra diversas culinarias tipicas natalinas, como o famoso Stollen de Dresden, uma versao alema do panetone, vinho quente, salsichas, crepes, assim como o rico artesanato em madeira feito por artistas locais, tudo muito bonito!
Fiquem aqui com o video completo que fiz dessa viagem.