No último domingo embarcamos rumo à cidade de Aachen, mais no sul do estado, perto de Colônia.
Como iríamos de trens regionais e a viagem seria longa e cansativa, acordamos cedinho pra pegar o trem, e Detmold estava completamente coberta de neve!!!
Foi uma sensação muito boa ver as ruas todas branquinhas pela primeira vez, caminhar em cima daquele monte de neve é uma experiência única. Tudo estava tão lindo e fofinho, não dava pra ver o limite entre meio fio e o asfalto. Lindo lindo!
na rua onde moro, pelas 7h da manhã de domingo |
Fomos com a esperança de encontrar tudo branquinho lá em Aachen, e durante toda a viagem só víamos paisagens brancas e mais brancas. Mas chegando lá não foi bem assim…
um portão de entrada da cidade, resquícios medievais |
neve derretendo, chuva e sujeira não é legal |
A temperatura já tinha subido um pouco e ao invés de neve tinha chuva, muita chuva. E caindo em cima da neve, o que gerava uma meleca suja pelas ruas. A cidade estava lotada de turistas por causa da feira de Natal, então imaginem o caos.
Tudo escorregadio, barracas, bares e cafés todos lotados e o frio apertando. Um saco!
a Feira de Natal e a Rathaus ao fundo |
O centro da cidade era muito bonito, com prédios bem antigos cheios de detalhes, com a catedral gótica imponente e a Rathaus linda. Mas tava difícil de circular pelas ruas, e a feira de Natal atrapalhava a visão dos prédios.
a catedral, Dom zu Aachen |
os fundos do Dom |
O interessante foi ver todo o comercio aberto em pleno domingo, já que na Alemanha o comércio em geral não abre nos domingos, exceto nas estações de trens e aeroportos. Provavelmente estava tudo aberto por causa das compras natalinas.
Mas tinha muita gente e muito turista, muito mesmo! Acredito que a maioria vinha da Bélgica ou França, pois ouvi muito francês pelas ruas e a cidade fica praticamente na fronteira da Bélgica.
A cidade é bem interessante, uma pena o tempo estar tão desfavorável a caminhadas e a cidade estar apinhada de turistas. Mesmo assim recomendo a visita!
Palavra do dia:
Schnee = neve
Graziella, passei por Aachen,em minha primeira viagem à Alemanha, acompanhado de meus pais, rumo a Colônia, Bonn,Dusseldorf ao Vale do Reno e Floreta Negra, Baden-Baden e Heidelberg, com sua universidade mais antiga da Alemanha (se não me engano, fundada em 1560) e, finalmente, ultrapassando as quedas do Reno, em direção à Lucerna na Suíça…Era o ano de 1954, eu tinha meus 17 anos, residia temporariamente em Londres, onde meu pai exercia a função de Adido Militar na Embaixada do Brasil. Juro que, apesar de ter visto ruínas em Londres, vestígios das bombas V-2, o meu choque ao chegar em Aachen superou todas as emoções que havia sentido anteriormente em função das outras ruínas europeias. As construções de Aachen, muitas parcialmente, ainda, destruídas após 9 anos do fim da 2ª Guerra, todas elas tinham suas pareces furadas e pipocadas pela fuzilaria intensíssima, possivelmente devido à denodada resistência dos alemães à invasão inicial aliada. Meus parabéns e obrigado pelos relatos de sua viagem. Um abraço especial para o teu pai.
Jorge Geisel
Oi Graziella,
Descobri seu blog e seu post sobre a minha atual cidade! Legal! Sim, aqui graças a Deus a temperatura está oscilando e a neve do chão derrete, pois eu tenho sérios problemas com neve! A cidade está bem cheia de turistas e para tudo se tem que fazer reservas, até para os quiosques da Weinachtsmarkt. Mas como vc disse vale a pena vir mesmo assim!
Vou fazer um post sobre o Weinachtsmarkt no meu blog a qualquer instante, passe lá! =) http://www.fraugurgel.blogspot.com
Putz, domingo aqui estava assim também, uma meleca só!! Nojentinho mesmo… Mas a cidade de Aachen deve ser linda né?! Já ouvi muito sobre a catedral… ainda quero conhecer…
E turista essa época do ano é super normal, aqui em Hamburg no sábado no Weihnachtsmarkt passeamos por nem meia hora e ouvi umas 10 línguas diferentes… e aqui nem é perto de fronteira… Feiras de natal da Alemanha são super famosas por aí!
beijinho
Pois é, neve é linda, mas depois que começa a derreter fica uma nhaca! E não adianta, época de Natal fica ruim em qualquer lugar, cada um com suas peculiaridades…
Oi Gisele!
Legal que vc mora em Aachen, uma pena que não pude conhecer melhor sua cidade. E legal saber de outra blogueira arquiteta que mora na Alemanha!
beijos