E hoje terminou a feirinha natalina aqui de Detmold, conhecida como Andreasmesse, que acontece há mais de 400 anos. Claro que hoje em dia ela mudou o seu propósito, pois não tem mais a mesma meta da idade média de movimentar a economia local.
A cidade estava super movimentada desde quarta-feira, quando começou. Toda a parte central ficou fechada para o evento, e mais um outro largo atrás da estação de trem que estava abrigando o parque de diversões e mais quiosques.
Como já vi em outras feiras, eles tem uma organização um tanto curiosa, pois alguns quiosques vendem somente bebidas, outros só comidas, outros só doces e poucos tem comes e bebes juntos no mesmo lugar. Também tinha algumas bancas que vendiam roupas e acessórios, e até um brechó beneficente apareceu por lá. Muito crepe, wurst, pommes frites (batata frita), cervejas, doces, glühwein (o quentão deles), champignons… Uma orgia gastronômica!
tendinha de champignons fritos com molho |
A tenda de glühwein, sempre cheia de gente um tanto faceira |
A tenda mais cheirosa e vistosa, sem dúvida eram as tendas de doces em geral. Açúcar em tudo que tipo de formato prontinho pro seu deleite e criação de cáries, hahahaha
Este era o Palácio do Açucar, tenda com mais de 80 anos de tradição |
sugar everywhere! |
Mas alguns eram super disputados não só por crianças, mas por marmanjos que brigavam no tapa por um lugar, como a corrida de cavalos! Tinha que acertar a bolinha no buraco pra fazer seu cavalo andar, o mais rápido ganhava.
depois de muito jogar, ganhei duas vezes! |
O mais legal da feira, além da atmosfera bacana que se cria com tantas luzes e aromas gostosos, é ver o pessoal se divertindo numa boa (tirando os viciados na corrida dos cavalinhos), comendo e bebendo bem alegres e sem criar nenhuma confusão. Tinha gente de todas as idades mesmo, famílias com criança de colo, grupos de jovens, grupos de idosos, casais, pessoas solitárias. De tudo mesmo!
Gostei muito das tuas observações… Os cheiros. luzes…
Ah,essas feirinhas são o máximo,parece que nelas se concentra o espirito da cidade,daquele povo…adorei as fotos!!!!
Lindas fotos, adorei…
Ai esses mercados e suas gostosuras… irresistíveis!!!
Adoro doces, acho que sou uma formigona! Rs… Ah, e as minhas cáries amaram esse post, eu também! Rs… Lana