…eu estava passando um calorão dos diabos lá em São Leopoldo ao começar a fazer minha mala pra vir pra Alemanha.
E também começava a escrever neste humilde blog que registra algumas das minhas memórias desse ano vivido aqui em Detmold.
O mais legal é ver quantas coisas aconteceram pra mim nesse ano, e o quanto esse intercâmbio mudou minha vida. Tenho mais 10 dias aqui ainda, e posso não ter feito tudo o que eu esperava fazer, mas certamente aconteceram muuuito mais coisas inesperadas que causaram este grande marco na minha vida chamado 2012, ou intercâmbio na Alemanha, ou morar na Europa, ou como quiserem chamar.
Ando bem ansiosa com o retorno, quero muito matar a saudade que estou da minha família e amigos. Durante esse ano foi raro me ver falando dessa distância, acho que soube lidar bem com isso, mas parece que ao chegar mais perto do dia de voltar, a saudade foi apertando mais. Vai ser bem bom.
E também me bate aquela tristezinha de saber que esse período aqui ta no fim, essa vida mansa que levei tá com os dias contados e vai ficar somente na memória. Não penso que serão meus últimos dias morando fora do Brasil pois essa experiência aqui só reafirmou minha vontade de ir buscar uma qualidade de vida que vai ser difícil de encontrar lá, principalmente depois de ver outra realidade possível que aqui fica tão longe da utopia sonhada nas terras tupiniquins. Isso aqui não é o paraíso, eu sei disso, mas tem muito mais pontos positivos do que se imagina ter.
E depois que a gente enxerga outra realidade, fica difícil voltar a ver com os mesmo olhos a vida que ficou pra trás e a que está por vir.
Sejamos positivos e otimistas/realistas!
primeiros dias em Detmold! |
Oi Grazi! Então você já está voltando? Lembro muito bem desses dias antes do retorno ao Brasil. Era uma mistura de vontade de ver a família, o mar, amigos e a tristeza de ter que deixar meu namorado e essa vida mansa que você mencionou. A chegada no Brasil foi muito difícil pra mim, muito mesmo! Mas fui me acostumando com o tempo. Mas hoje, morando aqui na Alemanha novamente, posso dizer que não tenho mais vontade de morar lá. Gosto da vida que levo aqui. As dificuldades são menores, sabe?!
Espero que esse sonho de não se firmar em um lugar só amadureça e te leve pra onde você quiser. Um beijão
Puxa que puxa, engracado nao é mesmo, tudo comeca e acba tao rapido que nem percebemos. Mas vamos refletir um pouco, voce teve essa linda oportunidade de vivenciar a Alemsnha como ela realmente é, conhecer pessoas legais, passear pela Europa e ainda vai voltar pra casa, onde o sol brilha…..muita sorte pra voece e quem sabe voce nao volta………….tchsüsssss
Owmg ! Fiquei com o coração apertado agora ….
Mas é assim mesmo , um ciclo se fecha e outro se abre . As coisas serão o que você deseja que sejam ( frase inspirada na frase de Ricardo Magalhães – As coisas serão o que cada um desejar . ) Sendo assim e assim sendo ; fica a pergunta : o que você deseja daqui prá frente Grazi ? Pensa nisso .
; )
Bjs
Oi Grazi!! Matar a saudade é muito bom, mas estava aqui pensando.. Creio que depois dessa experiencia, quando você voltar a sua rotina no Brasil, aí sim, terá certeza do que acha melhor pra sua vida! Morar aí ou aqui… Isso provavelmente te fez crescer como pessoa, algumas coisas não serão mais tão normais, e é quando você percebe aonde fica o seu verdadeiro lar =)
Li esse post e já estou me vendo daqui um ano, voltando ao Brasil para visitar (se Deus quiser), e o modo como vou encarar essa visita, depois de ter mudado completamente a minha vida, indo morar na Alemanha!E somos arquitetas, ainda temos isso em comum^^
Curte a Alemanha nesses ultimos dez dias, pois logo logo essa saudade sua do Brazil vai desaparecer^^
Beijos!!
É uma importante pergunta pra se pensar… Obrigada Lana!
Pois é, to me preparando pro choque que vai ser. Essas mudanças viram nossas vidas de cabeça pra baixo, vamos ver onde isso vai me levar.
Passou muito rápido mesmo, vamos ver o que acontece agora!
Acho que quase mais nada será como foi antes, muita coisa mudou pra mim, principalmente pra melhor. E tenho certeza que ainda voltarei pra Alemanha, seja comi turista ou como moradora. Boa sorte pra nos!!