Hallo! Wie geht's?

Danke gut! 


O motivo pelo qual criei este blog é a viagem que estou prestes a fazer para a Alemanha. Mais precisamente um intercâmbio, graduação sanduíche, de arquitetura na cidade de Detmold. 

As pessoas que me conhecem bem sabem do meu desejo desde pequena de ser arquiteta, e também de rodar o mundo. Meu pai que costuma dizer que eu não me decido, não tenho foco, já quis morar na Austrália, Irlanda, Canadá, Itália, quinto dos infernos, putaqueopariu, etc. Mas a grande verdade é que tenho uma imensa sede de desbravar novos lugares e culturas (mesmo que eu não o faça).
Nunca saí do continente sul americano (ou sul-americano, sei lá), na verdade demorei “bastante” até para sair do meu estado Rio Grande do Sul (quando criança, o mais longe que ia era Rivera no Uruguai, e só fui para outros estados em 2006, quando fui ao Rio de Janeiro ver os Rolling Stones).
Depois que a gente pega o gosto por viajar, a gente não que mais parar. Maaaas, sem dinheiro fica bem difícil de fazer qualquer coisa, inclusive viajar.

Então eu fui atrás de alguma bolsa de estudos, nenhuma em específico, eu só queria ter a experiencia de morar no exterior por algum tempo, seja estudando uma língua nova, fazendo um semestre da minha faculdade, um curso do gênero ou pós graduação. E ainda nem me formei né, mas sonhar não custa nada.
Aliás, lembrei agora de um sonho de infância, que por muitos e muitos anos me pareceu muito distante e que se realizou quando menos esperei: fazer um cruzeiro marítimo. E foi de graça. Então, eu tenho esperança que as coisas que desejamos acontecem, e acontecem quando menos esperamos.

E assim aconteceu: ganhei uma bolsa de estudos pra Alemanha! 
Eu sei inglês, estudei italiano e espanhol, não sou fluente em nenhuma delas (nem mesmo em português hahaha) mas me viro nos 30. Agora, aprender alemão foi algo extremamente inesperado. Comecei do zero em julho do ano passado e até agora acho que atingi o nível básico 4. Ou 3, não sei bem. Minha professora diz que eu to muito bem, saberei me virar tranquila por lá, mas o medo principal não é perguntar onde fica a estação de trem, quanto custa o almoço. O medo é ter que enfrentar as aulas em alemão. Aulas de projeto arquitetônico, que nem em português as vezes eu entendo. Aí me falam que quase todos os alemães falam inglês, que posso falar com eles tranquilo. Mas ainda assim vem o medo, nunca fui pra nenhum lugar que eu precisasse falar apenas inglês. Muito menos alemão. 
Mas já diria aquele tango, quem não chora não mama! Vamos dar a cara ao tapa!

Então estou aqui em São Leopoldo, cidade onde moro desde agosto e estudo desde 2007, num domingo quente (infernal) de carnaval tentando fazer minhas malas. Sim, pois viajo no próximo domingo dia 26.

E vamos ver onde isso tudo vai dar!










2 Replies to “Hallo! Wie geht's?”

  1. G O R D A, minha filha …. esqueceste que foste estudar em BUENOS AIRES ? Lá, não só estudaste, como, principalmente, passeaste, Lembra ? Estiveste inclusive na CHACARITA cantando com CARLOS GARDEL … E também a MONTEVIDEO …. e mais, em SANTIAGO do Chile … Minha querida filha …EU ADORO ESSA G O R D A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *