Estou saindo de Munique depois de passar 3 dias aqui, e quero falar sobre a experiência de ver mais um show na Alemanha. Depois eu conto sobre a cidade e as coisas que visitei.
Ontem fomos no show do Muse, acompanhar uma amiga que é mega fã deles. O evento aconteceu no Olympiahalle, uma arena coberta que fica no parque olímpico de Munique, construído para as olimpíadas de 1972.
Primeira observação é sobre a estrutura do parque, tudo bem organizado e conservado. O mais legal é ver que tudo ainda é (bem) utilizado, o que nem sempre acontece com espaços construídos especialmente para eventos como Jogos Olímpicos e Copa do Mundo.
Segundo que assistir um show de rock/pop/seja lá o que for aqui na Alemanha é uma experiência bem legal, pois o publico é bem organizado e super educado. Tem umas peculiaridades, como por exemplo, todos se enfiam numa mesma fila sem sequer procurar outra alternativa, conforme aconteceu na entrada no show (o povo se aglomerou numa entrada só enquanto o outro portão do lado oposto estava quase vazio, e isso acontece em estações de trem, filas de supermercado, etc).
Apesar disso, todos se respeitavam, pois afinal estavam ali pelo mesmo objetivo né.
Mas a parte mais impressionante foi o retorno: o show já tinha acabado pela meia noite e ainda tinha metrô funcionando. Aqui na Alemanha não existe catraca ou roleta impedindo a entrada das pessoas nas estações a não ser que se tenha a passagem, a fiscalização é feita dentro doa trens por um funcionário que confere os bilhetes de cada passageiro, mas nem sempre eles passam conferindo. E naquela hora da noite nao tinha maisquase niguem trabalhando nas estacoes. E ainda assim o povo fazia fila para comprar passagem! Nossa amiga comentou que poderíamos pegar o trem sem comprar o bilhete, mas dai eu penso que é por atitudes como essa que não da pra confiar no povo brasileiro, pois existe aquela cultura de querer tirar lucro sempre, sair em vantagem, bancar o malandro.
Ora, obvio que vou pagar a passagem, não vai ser por poucos euros que vou correr o risco de me incomodar por aqui e acabar não conseguindo voltar mais.
Pode sair caro a passagem? Pode, mas a gente tem que pagar por ela para que o serviço continue existindo. Se todos deixam de pagar a passagem, o serviço vai ficar desfalcado e os prejudicados serão os usuários.
Depois a gente quer criticar nossos políticos ladrões, mas ter atitudes como essa nos fazem ser tão errados como eles, em menor escala.
Essa “malandragem” que nos é passada pela nossa cultura pode ser boa em alguns aspectos, mas na maioria, é a resposta para muitas coisas que poderiam funcionar e não funcionam no nosso país. Aqui na Alemanha a gente vê a diferença que acontece quando as pessoas respeitam o coletivo quando deixam de pensar somente no beneficio próprio, no seus umbigos.
Fiquem com uma foto do interior da arena antes do show começar. Postarei mais fotos assim que chegar em casa.
Tão diferente do Brasil onde as pessoas perdem a educação e o respeito ao próximo por qualquer bobagem né? Gente elegante é outro papo! Bj Lana