Muitos turistas que visitam Berlim acabando pisando na cidade de oranienburg somente para visitar o famoso campo de concentração de Sachsenhausen. Se explica pela proximidade que ele tem com a capital alema, já que nem todo turista vai ter outra oportunidade para esse passeio.
Acontece que a maioria deles só visita o antigo campo, e acaba nao conhecendo mais anda da cidade além disso. Eu resolvi ir até la e desbravar a cidade, sem ir ao campo de concentração , até porque eu nao tinha muita vontade desse passeio pesado (já visitei um campo de concentração em Weimer e por enquanto a experiencia já foi o bastante para mim). Para chegar até a cidade saindo de Berlim, basta um trem regional e em menos de 30 minutos voce estará na estaçao principal de Oranienburg.
História da cidade
A regiao foi local de assentamento de povos eslavos por seculos, até que a expansáo de povos germanicos começaram a chegar no seculo 12. Mas foi só no ano 1650 que o Eleitor de Brandemburgo Friedrich Willhelm deu a sua esposa Louise Henriette de Orange a area onde fica a cidade. Ela decidiu construir um palácio que se chamou Oranienburg, e daí a cidade mudou de nome também (antes o vilarejo se chamava Bötzow).
Hoje o palacio é aberto a visitação , mas o que atrai muitos visitantes mesmo é o seu imenso e bem cuidado jardim. Ali muitas familias vao passar o dia fazendo picnic, deixando as crianças brincarem nos seu imenso playground, acontece festivais de musica e outros eventos. O ingresso custa 5 euros na alta temporada e 3 euros no inverno.
Oranienburg foi polo industrial no inicio do seculo 20, incluindo industrias farmceuticas e de produçao de lampadas de filamento. Durante a Segunda Guerra, a cidade fabricava muito armamento também, e por isso foi alvo de muitos bombardeios dos aliados. Os bombadeiros nas industrias causaram um grande vazamento de material radioativo, e hoje oranienburg é considerada a cidade alema com maior indicie de radioatividade do pais.
Dois campos de concentração na mesma cidade
Durante o inicio do governo nazista nos anos 30, criaram ali um primeiro campo de trabalho forçado em uma antiga fabrica de cervejas. Lá eles obrigavam os prisioneiros a fabricar tijolos que seriam usados na construçao da nova capital Germania, onde hoje é Berlim. Hoje desse campo só existe ruinas e placas de memoria, mas parece que existe um plano do governo local em construir algo ali.
De maneira geral, a cidade é um local bem pacato e sossegado, e sem muitos atrativos além dos campos de concetraçao e dos jardins do palacio. Mas se voce estiver indo até lá para visitar o campo, sugiro dar um passeio pelos jardins do palacio, pois é um local muito bonito e servirá de alivio mental após uma visita a Sachsenhausen, que certamente será algo muito pesado de se ver.
Deixo aqui o video que fiz desse passeio pela cidade.