Parque da Independência e Museu do Ipiranga

No final de semana passado fui visitar São Paulo (e meu namorado, obviamente. ou na ordem inversa) e finalmente consegui ir conhecer este lugar tão bonito que há tempos queria conhecer, o Parque da Independência.

Uma pena o Museu do Ipiranga estar fechado para restauro desde 2013 e sem previsão de reabertura, pois dizem que é um belíssimo edifício por dentro. Mas mesmo visitando só o parque e os jardins do Museu já valeu a pena o passeio.
Os jardins são desenhados no estilo de Versalhes, que viralizou por muito tempo fazendo muita gente imitar o famoso palácio francês (mas nunca serão! já diria Capitão Nascimento hahaha). Outra coisa interessante do Museu, é que ele foi construído para celebrar a Independência do Brasil, nunca foi residência de ninguém, e Dom Pedro I não chegou a saber de sua existência (pois só foi erguido uns 60 anos depois da morte dele). Ou seja, ele nunca foi palácio de nada, já nasceu com a função de Museu. No início ele era um museu de história natural, de história do Brasil e Paulista. Hoje o nome oficial é Museu Paulista.

Fomos num domingo quente, com um pouco de sol, então o parque estava bem movimentado. Destaque para o pessoal andando de skate na rampa principal de acesso ao Museu.

 ao fundo está o Monumento à Independência do Brasil

 Com certeza vale a visita! Mas planeje ir em um dia sem chuva. Gostaria de voltar durante a semana, quando o parque não estiver tão cheio, até para visitar os bosques ao fundo do Museu que nem cheguei a ir pois estava abafado demais e muito lotado.

4 Replies to “Parque da Independência e Museu do Ipiranga”

  1. Nossa, quanto tempo fui no parque e museu do Ipiranga…. deu saudade… mas quando estou em SP é sempre tudo muito corrido que muitas vezes nem dá tempo de ir/rever alguns lugares queridos. Deu saudade….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *