Por dentro do parlamento alemão – arquitetura do Reichstag

No inicio de setembro passado aconteceu o dia de portas abertas para conhecer os edificios do Parlamento Alemao em berlim, e fui lá visitar!

O parlamento alemão é composto de 3 predios: O Reichstag, o edificio Paul Lobe Haus e o Marie-Elisabeth Luder Haus.

Esses dois prédios foram projeto do arquiteto alemão Stephan Braunfels nos anos 90, e simbolizam a reunificação da Alemanha após a queda do muro de Berlim.

Eles são interligados por uma ponte sobre o rio Spree, em um trecho onde ficava a fronteira entre Berlim Oriental e ocidental, num ponto onde várias pessoas perderam a vida tentando escapar do regime sovietico da DDR.

 

Já o edifício do Reichstag teve sua reforma projetada pelo arquiteto britânico Norman Foster também nos anos 90. As 4 bases do projeto são: a importância do Bundestag como fórum democrático, uma compreensão da história, um compromisso com a acessibilidade e uma agenda ambiental vigorosa.

Para preservar a  historia, ele deixou várias marcas da guerra como os grafites dos soldados russos após a tomada de Berlim. 

A sala principal onde o parlamento se reune tem a famosa cupula de vidro onde o publico tem acesso, simbolizando a transparência da democracia alemã e que o povo deve estar acima dos políticos, observando suas ações.

O prédio também teve varias inovações tecnológicas no âmbito da sustentabilidade energética: ele possuiu um sistema de queima de biocombustível renovável num gerador para produzir eletricidade. 

O resultado é uma redução de 94% nas emissões de dióxido de carbono. O calor excedente é armazenado como água quente em um aqüífero bem abaixo do solo e pode ser bombeado para aquecer o edifício ou para acionar uma planta de resfriamento por absorção para produzir água gelada. os requisitos energéticos do edifício são bastante modestos para lhe permitir produzir mais energia do que consome e funcionar como uma mini central eléctrica no novo bairro governamental.

 
Fiquem com o tour completo que fiz neste video aqui
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *