Morar em cidade portuária ou do litoral envolve um feriado exclusivo para a protetora dos marinheiros e a rainha do mar Iemanjá. Aqui em Porto Alegre temos uma tradição religiosa sempre nas semanas que antecedem o dia 2 de fevereiro, que é o ritual de levar a imagem da Nossa Senhora do Navegantes da sua igreja até outra igreja no centro da cidade (a igreja do Rosario), onde fica em exibição aos fiéis até o dia 2 de fevereiro, quando a imagem retorna ao seu local de origem.
Desde que a pandemia começou, não teve mais a procissão, mas esse ano fizeram um evento híbrido e levaram a imagem até a ilha da Pintada, buscando uma aproximação com a população ribeirinha das nossas ilhas. E no dia 2 de fevereiro fizeram o retorno da imagem até a igreja dela por via fluvial. Esse evento acontece há décadas e faz parte da minha historia, pois a procissão passava sempre na frente da casa da minha familia, e em alguns anos acontecia no dia do meu aniversário. Além disso a temática naval sempre me fascinou, e quando criança achava sensacional a ideia de acompanhar a procissão pelos barcos, mas isso nunca foi possível para mim até ontem.
A oportunidade surgiu de acompanhar este evento a bordo de um barco, e nem pensei duas vezes e lá fui eu! Não sou devota nem nada parecido, mas acredito que eventos como esses marcam a historia e tradição de um lugar, e como porto-alegrense foi imperdível assistir de perto esse ritual.
Deixo aqui algumas fotos e em breve posto o video no meu canal do youtube.
Parabéns pela matéria, Graziella!
Morei muitos anos em Porto Alegre e sei da importância desse evento religioso… da beleza das manifestações, como mostram as fotos publicadas!!
Valeu! Abraço!
Gostei do "Malibu" com seus cachorros…