Sempre fui meio chata no quesito separar os nossos resíduos. Acho um absurdo ver gente instruída colocar no mesmo tonel garrafas PET com o resto de comida estragada. Com toda a evolução da reciclagem e as informações facilmente divulgadas de que tem tantos materiais que levariam séculos para se dissolver na natureza, que os lixões são espaços muito mal aproveitados para despejo de resíduos misturados, poluição do solo, etc e etc ver pessoas ainda sem essa consciência me deixa braba.
Acontece que mesmo eu morando no centro da capital do estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, mesmo eu separando o lixo orgânico do seco (o básico), NÃO EXISTE coleta seletiva no centro de Porto Alegre!! Podem divulgar os horários e tal, fazer aquele discurso bonito na hora da eleição, mas isso nunca funcionou por lá. Eu me prestava a levar as sacolas do lixo seco até um centro de separação que tinha perto de casa.
Pois então, vim morar na Alemanha e me deparei com o paraíso da coleta seletiva. No primeiro apartamento que morei com minha colega brasileira, a dona do lugar não nos instruiu muito bem sobre como funcionava a separação. Mas agora na outra casa que moro, me explicaram melhor como funciona. Chega a ser extremista demais, mas acho perfeito!
Existem 5 tipos de lixos:
– rejeitos orgânicos (os restos de comida propriamente ditos, ou plantas mortas) que virarão adubos
– rejeitos que não podem ser reciclados, como algodão usado, papel higiênico usado, etc.
– papel (papelão, cartolina, jornal e todo derivado do papel)
– plásticos, metais e outros materiais que podem ser reciclados
– vidros
Na minha cidade funciona assim, e acredito que nas outras cidades alemãs também: você recebe o calendário anual do recolhimento de lixo, explicando qual lixo será recolhido em cada semana:
Cada casa tem 3 tonéis para separar os lixos de papel, orgânicos e os não recicláveis Acredito que a prefeitura doa ou vende esses tonéis, pois são do mesmo padrão pra encaixar no caminhão do lixo na hora de recolher.
Os plásticos, metais e outros você coloca no Gelbe Sack, ou saco amarelo, e deixa na rua na semana que recolherem este lixo. Os sacos amarelos você ganha de graça, é só ir até um posto da prefeitura e pegar um pacote. Já vi cidades que tem um tonel amarelo ao invés do saco.
Vidros exige um trabalho um pouco maior, é preciso separá-los e levar até os tonéis de vidros, separados por cor, que ficam em alguns pontos da cidade. Localize o mais próximo da sua casa e vá lá colocar seus vidros (óbvio que sem ser as garrafas com Pfand, que já expliquei neste post aqui). Se encontrarem vidro no seu lixo colocado no lugar errado, você ganha multa!
![]() |
tem que separar os vidros pela cor! |
Mas mesmo tendo todo esse sistema bonitinho e funcional, tem muuuita gente que não dá bola pra isso. Exemplo era o antigo prédio que morava, só via separarem em saco amarelo e tonel preto, e muita gente colocava todo o lixo no mesmo tonel dos não recicláveis. Isso me deixa bem triste…
E sei que no Brasil chegamos ao ponto de colocar cadeado nas lixeiras para os mendigos não revirarem o lixo e deixar tudo sujo por ali, triste realidade. Mas podia ser um pouco menos pior né?
Palavra do dia:
Müll = lixo
Puxa, achei muito legal o seu post. Eu e minha familia no Brasil tambem faziamos esta divisao. Aqui na Alemanha tambem é assim e ainda melhor né, por que o pais colabora com isso. Ond moro, temos o lixo biológico e o lixo pra tudo. Mas tambem separamos garrafas de vidro por cores e garrafas plástica e levamos de carro até o posto. A pesar de poder ser complicado pra quem esta comecando a fazer isso, aconselho seguir em frente.O mundo agradece…………..bom dia pra voce e bom dia dos namorados!!!!!!!
Eu apoio e participo da coleta seletiva aqui na minha cidade sabe Grazi ? O problema é que toda vez que troca de prefeito ou que chove , a coisa fica numa enrolada só e aí para entrar nos eixos de novo demora prá caramba. Mesmo assim eu insisto, mesmo com um monte de gente sem noção dizendo que estou perdendo tempo. Sei que não estou , eu estou é contribuindo para melhorar o meio ambiente. Cada um deve fazer sua parte e estou feliz por saber que você está fazendo a sua também ! Bjs Chiquetérrima !
Eu acho o máximo, o modo como os alemães se preocupam com o lixo… O roman separa todas as garrafas, depois a gente leva para o Toon, e usa as notas como desconto nas compras… Muito bom esse post!!
Beijos!
A gente tem que se preocupar com isso,sim,até pq nossos filhos aprendem na escola e cobram atitudes em casa…a minha filha de 17 vive brigando com a empregada qdo.ela não separa o lixo seco do orgânico ou se confunde com as lixeirinhas…
Aqui em Hamburg, apesar de cidade grande nao acontece coleta seletiva no nosso bairro nao… Vai tudo pro mesmo lugar! A gente separa por consiência, mas se dependesse do nosso prédio seria tudo junto!! triste realidade tb por aqui…
Poxa, que noticia ruim! Tão triste ver isso acontecer quando existe todo o aparato pra ser diferente =(
É verdade, acho que está acontecendo uma mudança de consciência para as próximas gerações, o que é muito bom. Levei anos pra conseguir convencer meu pai que separar o lixo é importante, mas daí a prefeitura não ajuda e ficamos com cara de tacho…
Obrigada Jade! Aqui a gente percebe que é possível ter uma realidade diferente nessa questão
Sim Lana, essa função de troca de políticos chega a ser ridícula! Deixam as cidades pior que velho oeste e não pensam no continuísmo, em nada além do próprio bolso! E é uma pena que a maioria das pessoas ainda pense que é perda de tempo separar o lixo, pois do contrário seria facil de se unir e mudar a cena.
POis é, pelo que percebi, cada cidade age diferente com o lixo, mas de uma maneira geral sempre buscam a destinação correta do lixo. Pode ser chato no início, mas depois já vira rotina e não consigo mais não separar o lixo.