Sobre os trens na Alemanha

Muita gente aqui na Alemanha reclama da Deutsche Bahn, que é a empresa responsável pelo serviço ferroviário daqui. No inicio eu achava exagero, pois a maioria dos atrasos era super aceitável (um trem chegar 5 ou 10 minutos depois do previsto). Claro que quando a gente tem uma conexão pra fazer com pouco tempo, cada minuto vale ouro, e perder um trem ICE, por exemplo, não é nada legal.
Então quando temos tempo livre e sem hora marcada pra chegar, nem dou bola pra esses atrasos. Mas com o passar do tempo de vivência aqui na Alemanha, passei a concordar com os alemães quando falam mal dos atrasos da DB. Os maiores problemas são durante os finais de semana, pois tem vários ticketes especiais para sábado e domingo, muita gente indo viajar ou passear e os malditos jogos de futebol (aqui os torcedores são tão fanáticos ou ate mais quanto no Brasil) que movem multidões enlouquecidas lotando os trens regionais.
Viajar de trem num sábado ou domingo é pedir pra se estressar e perder bastante tempo em transito, salvo raras exceções. Como estudante, tenho direito a pegar qualquer trem regional aqui do estado, ou seja, os pinga pingas. Mas mesmo se for usar um trem mais rápido, eles acabam sendo afetados pelo atraso dos outros, gerando uma reação em cadeia. Hoje, por exemplo, fomos almoçar em Düsseldorf, o que leva aproximadamente 3 horas de trem entre duas trocas. A ida foi tranqüila sem atrasos (talvez por ser domingo de manhã cedo). Mas nosso retorno no final da tarde teve um atraso de mais de 35minutos, o que fez a gente perder uma conexão e esperar mais uma hora numa estação sem nem um café aberto. E tem muita estação sem preparo nenhum pros passageiros esperarem no frio.
Tem vezes que quando são mais conexões e uma atrasa, todas as outras se prejudicam e o atraso final totaliza em horas. O povo tem reclamado bastante sobre a situação dos trens regionais nos finais de semana, a Deutsche Bahn andou se pronunciando e avisou que vão colocar mais trens à disposição.
A dica que eu dou é se puder evitar andar de trens quando o trecho for medio ou longo num sábado, melhor.

Fotos do Google, exemplos bem comuns e reais dos trens regionais .

2 Replies to “Sobre os trens na Alemanha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *