Como brasileira e gaucha que sou, nao consegui ficar indiferente das tragédias que estao assolando minha terra natal. Ver tantos lugares onde cresci e passei boa parte da minha vida sendo alagados nao está sendo facil. Ainda mais que minha familia ficou ilhada por duas semanas no centro de Porto Alegre e ainda segue sem eletricidade. Além de vários amigos com famílias que perderam suas casas, tristeza demais.
Quando visitei Porto Alegre em novembro do ano passado, presenciei uma das maiores cheias do lago Guaiba até então. Envolveu fechar as comportas do muro da Mauá e presenciei o trasbordamento do Guaíba, muito visivel por toda orla dele, incluindo o Parque da Orla que ficou muito alagado.
Mas neste ano a coisa superou qualquer evento anterior. Uma enchente sem precedentes, um trauma imenso para todos. Ainda me dói muito ver as imagens do estrago que essa catástrofe deixou. Tantos mortos, tantas pessoas desabrigadas, tantos animais perdidos. Muita dor.
E o aeroporto da cidade segue alagado, sem qualquer previsao de reabertura. O que acaba com qualquer plano que eu tinha de visitar a familia ainda este ano.
Tento seguir com a vida por aqui torcendo para uma retomada a vida um tanto normal, mas que nunca mais será como antes.
Deixo este video feito pela minha irma da janela de casa, a arterial avenida Farrapos alagada enquanto passa um barco do exército. registros para a posteridade.