Um dia e meio em Luxemburgo

Fim de semana passado fomos conhecer Luxemburgo, capital do país de mesmo nome. Decisão tomada muito de repente, poucos dias antes de ir. Achamos um trem baratão pra lá e fomos.

a estação central de Luxemburgo

Sem esperar muito da capital luxemburguesa, chegamos no sábado pela noite e ela nos pegou de surpresa. Foi a cidade “grande” mais limpa que já conheci, incrivelmente limpa, mesmo com toda a neve derretendo no chão.

ruas do centro da cidade, incrivelmente limpo!

Luxemburgo é um grão-ducado que fala oficialmente 3 idiomas: alemão, francês e luxemburguês, que é uma derivação do alemão (bem bizarra por sinal). Na capital, com seus quase 100mil habitantes,  vive uma grande parcela de imigrantes portugueses (olha a mistureba!) e a gente ouvia muitas pessoas falando português de Portugal pelas ruas, e também era fácil encontrar cartazes, menus, folhetos escritos em português.
Durante o império romano, a cidade ficava num ponto estratégico das rotas romanas de expansão territorial, e pela topografia bem acidentada (a cidade é virada em penhascos), foi construída uma grande fortificação, que até hoje existe grande parte dela, com muitas torres de vigia, muralhas e muralhas.

Visitamos o Museu de Arte Moderna, que não tinha exposições muito interessantes (não gosto muito de arte moderna), mas o edifício em si era bem bacana.

isso era uma sala gótica, onde o artista fez os vitrais com radiografias de pessoas, achei bem legal

Meu passeio foi interrompido bruscamente por causa das notícias ruins, então não pude ver mais coisas da cidade. Mas acho que pro pouco que ficamos, deu pra conhecer bastante até. Fiquei com vontade de voltar lá pra visitar a cidade na primavera, sem neve e com muito sol.
Outra parte bem legal da viagem foi o trajeto que fizemos até lá, pelas marges do rio Reno e Mosel, que é lindo demais mesmo no inverno, cheio de parreirais e castelos perdidos em cidadezinhas. Aquilo lá na primavera/verão deve ser fantástico!

Bis bald, Leute!

6 Replies to “Um dia e meio em Luxemburgo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *