Sistema de reciclagem das garrafas (Pfand)

A Alemanha é conhecida por ser um país que dá a destinação correta de quase todo seu lixo. E um sistema muito eficaz e espertinho que eles usam aqui é o sistema de reciclagem das garrafas de quase todas as bebidas consumidas e comercializadas dentro do país.

Quando você vai no supermercado e decide comprar um refrigerante, por exemplo, na etiqueta do preço vai estar indicando em destaque o valor do líquido, e em algum cantinho vai estar escrito o valor da garrafa, o “Pfand”. A palavra Pfand significa penhor, e é usada abreviada de Pfandflasche que significa “garrafa com penhor, ou depósito”, ou como a gente conhece no Brasil, o casco das bebidas (se é que ainda existe isso).
O que isso significa? Que você compra a bebida e paga pela garrafa, pois assim que você retornar o vasilhame para algum supermercado ou estabelecimento que comercialize aquela bebida, o dinheiro que foi pago lhe será devolvido.
Nos supermercados eles costumam ter uma máquina onde colocamos as garrafas e depois é impresso um ticket com o valor a ser devolvido, o valor do Leergut (vasilhame) que você pode usar em novas compras ou só pegar o dinheiro de volta.

a máquina onde trocamos as garrafas. a parte inferior é pra colocar engradados inteiros

Garrafas PET e latas de alumínio valem 25 centavos de Euro, se chamam Einwegflaschen (significa aproximadamente garrafa de um uso só) e elas tem esse símbolo aqui:

Garrafas de plástico retornáveis custam 15 centavos, se chamam Mehrwegflaschen (ou garrafas de mais de um uso, as retornáveis) e não tem simbolo nenhum, mas o formato delas é feito dentro de um padrão para as máquinas reconhecerem na hora da devolução.

Garrafas de cerveja ou água, feitas de vidro também dentro de um certo padrão, (também chamadas de Mehrwegflaschen) custam 8 centavos. Vinhos e outras bebidas mesmo que sejam produzidas dentro da Alemanha não entram nesse sistema, mas é muito fácil dar um destino à elas (assunto que falarei em outra postagem, a separação de lixo).

Então é super comum enxergar pessoas com um sacolão cheio de garrafas para devolver no mercado, pois elas significam DINHEIRO. Bem comum também ver pessoas juntando latinhas e garrafas em grandes estações ou centros de cidades (isso até pode soar como algo comum que vemos no Brasil, mas aqui a coisa é organizada pois existe uma “tabela” fixa de valores para as garrafas).
Ainda existem algumas bebidas que vem em garrafas PET mas são classificadas como Pfandfrei, ou seja, não pagamos pela garrafa e nem conseguimos devolvê-a em troca de dinheiro. Vejo isso em sucos, mas não consegui achar uma explicação, se alguém souber me avisa, bitte!

Espero que este post seja útil pra alguém 😉

2 Replies to “Sistema de reciclagem das garrafas (Pfand)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *