Vou dedicar este post a minha querida professora de alemão, que durante as aulas me ensinava várias coisas sobre a cultura alemã, e quando ela me disse que aqui era bem comum ter clubes de piscinas livres, onde a pessoa chega quando quiser e entra sem precisar de uma associação, fiquei tão contente.
Mas o mais legal foi descobrir que tem um desses clubes aqui em Detmold. E ontem eu finalmente fui lá! (já que a minha mamis me trouxe o meu kit natação do Brasil).
Funciona assim, voce chega, paga, entra e nada. Simples. Sem precisar comprar títulos, sem precisar de matricula e o escambau. Muito melhor!
O mais legal é que tem desconto pra estudante. Até pra isso tem (espero que um dia o Brasil aprenda a valorizar a educação também desta maneira, dando descontos aos estudantes pra quase tudo).
Na entrada, você paga pelas horas que vai querer ficar lá, o mínimo são 2 horas. Eles te dão uma chave de um armário pra guardar suas coisas, e a chave é uma pulseira que obviamente dá pra entrar na água com ela. Nem precisa levar cadeado.
Aí tinha várias piscinas espalhadas pelo lugar, algumas estavam com aulas, outras só para crianças pequenas acompanhadas dos pais. Então eu encontrei essa daqui, com formato circular e abertura para a continuação da piscina na rua. Aí que me lembrei da professora, quando ela contava que ia nadar e podia ver a neve de dentro da piscina quentinha. Mas essa piscina que ela me descreveu era um pouco diferente, pois tinha um espaço entre o “indoor” e o “outdoor”. A que eu fui tinha a ligação direta pra rua, o que em dias frios deve ser congelante e uma péssima ideia pra saúde.
Bem no cantinho da direita está a porta que te leva pra rua:
Fiquei nessa piscina circular, que tinha uns cantinhos pra sentar e curtir uma hidromassagem, ou então as vezes ligava uma correnteza forte e tu ficava ali girando ao redor, se deixando levar pela força da água. Demais!
Fora que ficar submerso é uma atividade muito boa, é um momento de quietude único, relaxante, revigorante. Foram os 3,95 euros mais bem investidos dos últimos dias! Agora estou numa jornada pra entender os horários das aulas de hidroginástica, natação e aquajogging, pois cada um me disse uma coisa e nada fez sentido ainda. Avisarei quando eu conseguir descobrir!
Uma vez fui numa dessas piscinas públicas em Zurique (ainda no século passado)e alguém começou a gritar comigo em alemão-obviamente não entendi nada mas achei q era pq não tinha levado uma toalha-ledo engano…a senhora q gritava estava indignada com o tamanho do meu biquini brasileiro..rsss…